Sons que acalmam os recém-nascidos imediatamente

Sons que acalmam os recém-nascidos imediatamente
Bebês

Para que o bebê passe por esse período de transição (da barriga para o mundo) de forma mais tranquila, ele precisa sentir muito amor, acolhimento, segurança, conforto e paciência

Os recém-nascidos, principalmente os de zero a três meses, só não conseguem dormir direito quando estão com cólica, fome, sono ou as fraldas estão sujas, certo mamães? Errado!

Então, os familiares mais próximos e amigos falam que isso é normal em recém-nascidos e dão conselhos como: “Quando ele estiver chorando, basta balançar, dar o peito e enrolar em uma manta para deixá-lo bem aquecido que ele volta a se acalmar e dorme em seguida…” Mas sabemos que tudo isso não está funcionando, não é mommy?

Sons do útero para acalmar o bebê

Sons que acalmam os recém-nascidos imediatamenteVocê sabia que os recém-nascidos se acalmam quando ouvem sons parecidos com que eles ouviam quando ainda estavam na barriga da mãe? Isso ocorre porque o ambiente da barriga fazem se sentir completamente seguros e protegidos.

E outra curiosidade é que a partir da 28ª semana de gestação, o feto já passa a escutar as batidas do coração da mãe, os movimentos respiratórios, a voz dela e os próprios movimentos na bolsa amniótica.

O corpo da mamãe se movimenta o tempo todo, mantendo o som constante do coração, do fluxo sanguíneo pelo corpo e até do funcionamento do estômago, chegam ao útero e acabam por se tornar um som familiar para o bebê.

Como o bebê está habituado a esses barulhos durante a gravidez, ao ouvir um som semelhante após ter nascido, ele tende a se acalmar imediatamente. Isso porque, ele reconhece o som familiar de um local em que estava acostumado a viver. Ou seja, o som do útero funciona!

Sons que acalmam os recém-nascidos

Mamãe, esses ‘sons do útero’, conhecidos também como ruídos brancos, pode ser facilmente encontrado no Youtube ou em aplicativos de celular, como o Sound Sleeper, o Sleep Baby Sleep e o Baby Sleep Sounds, também há brinquedos que reproduzem o barulho.

Os sons produzidos pelo corpo da mãe, enquanto está funcionando, costumam ser constantes, baixos e repetitivos. Por isso, é possível reproduzir o som do útero: também se trata de um som constante e repetitivo. Dessa forma, muitos pais têm utilizado aplicativos de celular que reproduzem o som do útero.

A CEO da Mommy’s Angel e consultora internacional do sono infantil, Cíntia Matieli, explica que o som do útero acalma o bebê e esse fato é embasado no próprio funcionamento humano.

“Com cinco meses de gestação, o aparelho auditivo do feto começa a receber sons efetivos, com mais pureza, e todas essas intercorrências ficam gravadas em sua memória. Por isso a importância da mãe se manter tranquila durante a gestação, pois todos os seus sentimentos e sensações são passados para o bebê ainda na barriga”, explica Matieli.

O primeiro som que o bebê guarda na memória é o batimento cardíaco da mãe que, além de ser um estímulo sonoro, é também de pressão. Assim, quando ouvimos sons semelhantes, somos levados a um momento de paz.

“Eles resgatam as memórias uterinas, o que nos conduz, de certa forma, a períodos de regressão que são extremamente benéficos”, diz.

O ruído branco auxilia as crianças a conseguirem ‘pegar no sono’ após cinco minutos de escuta. O som pode ser eficaz em até 80% dos casos, um índice bastante significativo. Normalmente é usado até os três meses já que, depois dessa fase, o bebê percebe mais o ambiente em sua volta, e os ruídos brancos podem passar despercebidos.

Método 5s – Simulação do ambiente intrauterino para acalmar o bebê rapidamente

O 5s foi pensado justamente para para ajudar os bebês a passarem pela fase de adaptação fora do útero, conhecida como ‘exterogestação’. Nesse período, o bebê encontra-se em adaptação do meio intrauterino para o meio extrauterino. Por isso, ele precisa de medidas que se assemelham ao ambiente intrauterino, para acalmá-lo e confortá-lo.

Ainda na barriga da mãe, o bebê não tinha que fazer esforço nenhum e, quando nasce, tem que experimentar muitas sensações novas. São várias as experiências: cólicas, fralda suja, sono, irritabilidade, sensação de arroto, reflexos primitivos e do “Moro” (movimento primitivo que se assemelha ao um susto ou movimento brusco), gases e a imaturidade do intestino.

“São muitas coisas novas para um bebezinho assimilar, e tudo isso faz com que ele se sinta inseguro e os pais devem fazer com que esse processo de transição seja o mais tranquilo possível”, afirma Matieli.

Mommy, saiba tudo sobre o sono do seu bebê: quantas horas, lugar ideal e música para dormir.

O serviço de Consultoria Materna identifica as dificuldades do bebê e, assim, elabora um plano de sono e rotina personalizados, sempre orientando a família e todos os envolvidos no dia a dia da criança. Converse com a gente! Estamos à disposição!

Fontes:
https://guiadiferencial.com.br/som-do-utero-para-acalmar-o-bebe-e-mito-ou-verdade/
https://www.minhavida.com.br/familia/materias/35339-som-do-utero-para-acalmar-o-bebe-funciona

Artigos Relacionados

Como reconhecer os tipos de choro do bebê?

Mommy´s Angel

Sinais de Sono no Bebê, como reconhecer?

Mommy´s Angel

Bebês arco-íris, porque são chamados assim?

Mommy´s Angel

Deixe um Comentário