Sono infantil: especialista explica os segredos para seu bebê e sua família ter noites de sono bem dormidas!

Sono infantil: especialista explica os segredos para seu bebê e sua família ter noites de sono bem dormidas!
Consultoria Dicas

Nós entendemos que não é nada fácil acordar a madrugada inteira para amamentar ou trocar fraldas… e seu bebê também precisa do sono. A maternidade exige muito, principalmente das mamães: contato físico e a formação de um vínculo que resulta em noites (muito) mal dormidas.

Isso não precisa, nem deve ser nenhum tormento, pois além de fazer parte de um processo natural, hoje em dia existem consultorias especializadas no sono infantil, prontas para te ajudar na nova fase!

Porque o sono é tão importante?

O sono pode beneficiar o coração, o peso, a mente e outros órgãos importantes. Ele é essencial por ser a fonte de energia que mantém a mente alerta e tranquila, assim como uma bateria recarregada após a noite de sono.

O que acontece com o nosso corpo enquanto dormimos?

Os neurônios trabalham para reparar os danos causados no dia, como por exemplo o estresse e raios ultravioleta. O nosso sistema imunológico se fortalece e há liberação de hormônios.

A produção de proteína também acontece durante esse período. As moléculas formam os blocos de construção das células, permitindo os neurônios a fazer seu trabalho noturno.

O hormônio leptida e o do crescimento, por exemplo, são produzidos durante o sono. Crianças liberam o segundo hormônio em maior quantidade, por isso o sono deles também é primordial (quando envelhecemos, o hormônio também é liberado, mas em doses menores).

O corpo descansa, os músculos relaxam, você dorme, mas o cérebro se ocupa: faz conexões entre eventos, sentimentos, memórias e estímulos sensoriais. O sono ajuda na memória e estimula o processo criativo.

Quais as consequências de não dormir?

A falta de sono agrava a pressão arterial, o colesterol e as chances de desenvolver doenças (principalmente cardíacas). O aumento na produção de hormônios do estresse aumenta o nível de “inflamação geral” no corpo, criando maiores riscos de desenvolver doenças do coração, câncer e diabetes.

Estudos comprovam que a melatonina pode suprimir o crescimento de tumores. O câncer de mama e de cólon têm mais chances de serem desenvolvidos em quem tem carência de sono.

Quem dorme menos de 7 horas por noite é mais propenso a ter excesso de peso, pois a falta de sono afeta o equilíbrio dos hormônios que regulam o apetite.

O sono também afeta a química do nosso corpo: a serotonina, hormônio da felicidade, não consegue ser suficiente caso não ocorra boas noites de descanso, o que causa a propensão à depressão.

Em crianças, a falta dele traz mais malefícios: irritabilidade, TDAH, falta de apetite, muito choro, baixa imunidade, dor de barriga, obesidade e distúrbio de humor – entre muitos outros.

Se a mamãe não dorme direito, o que acontece?

A produção de leite pode ser demasiadamente afetada pela falta de sono. O pico de prolactina acontece na madrugada, período fundamental para aumentar o leite e renovar as energias.

Separamos algumas dicas para que você aproveite a maternidade de um jeito alegre e leve, como deve ser.

  • Descanse assim que seu bebê cair no sono! Aproveite a chance para dormir ou somente relaxar e fazer algo que goste.
  • Adeque seu ambiente de sono: deixe o local fresco, silencioso e escuro.
  • Desligue-se dos aparelhos eletrônicos! Leia um livro, escute música ou apenas tire uma soneca.
  • Tire um tempo para você. Enquanto a criança descansa, faça o que gosta para aumentar sua autoestima e confiança!

Tento descansar, mas meu bebê não dorme. E agora?

Amamente sempre que ele pedir, observe as necessidades e preferências da criança, estabeleça uma rotina da família e tenha apoio. Quanto mais cansada você estiver, mais instável o bebê vai ficar.

Se tem medo de descansar ou pegar no sono e não escutar seu filho caso algo aconteça, invista em babás eletrônicas. Assim você estará sempre de ouvidos e será impossível não acordar caso comece uma crise de choro.

Recém nascidos só acordam para fazer suas funções fisiológicas: mamar, arrotar e evacuar. Eles não diferenciam o dia e a noite! Algumas dicas te ajudarão a sobreviver às noites mal dormidas:

  • Mostre a diferença entre os dois períodos! De dia, abra as janelas, deixe a casa arejada e iluminada, além de permitir que os ruídos diários continuem para que ele acostuma.
  • Durante a noite, deixe o ambiente escuro, tranquilo e acolhedor, para que ele entenda que as sonecas diárias são diferentes das noturnas.
  • Coloque o bebê sempre de barriga para cima e não deixe nenhum objeto dentro do berço!

Porque meu bebê dorme “picado”?

Crianças tem sono polifásico e por isso passam a noite e o dia acordando e dormindo novamente. O recém nascido tem 5 estágios de sono:

  • 1. O bebê começa a ficar sonolento
  • 2. Fase REM: ocorre o movimento rápido dos olhos e a respiração irregular. O bebê pode contorcer-se ou empurrar seus braços ou pernas, e seus olhos se movem sob as pálpebras fechadas.
  • 3. O sono do bebê é leve e a respiração torna-se mais regular. O bebê fica menos ativo durante esta fase.
  • 4 e 5. Nesta fase ocorre o sono não-REM profundo (também conhecido como sono tranquilo). O bebê para de se contrair e realizar outros movimentos e entra em um sono profundo. Esta é a fase mais difícil de acordar o bebê.

A partir dos 3 meses de idade, o bebê começa a produzir melatonina, e aos 5 o ritmo circadiano começa a assumir o controle, deixando o sono mais consistente e prolongado.

O que é o ritmo circadiano?

Os ritmos circadianos são mudanças físicas, mentais e comportamentais que seguem um ciclo de cerca de 24 horas, respondendo principalmente à luz e escuridão no ambiente. O corpo faz e mantém seus próprios ritmos circadianos.

Esses ritmos podem alterar os ciclos de sono-vigília, liberação de hormônio, temperatura corporal e outras funções importantes. Estão relacionados ao sono e são importantes na determinação dos padrões de sono humano.

Como ele funciona?

O relógio mestre do corpo (SCN) controla a produção de melatonina. Está localizado logo acima dos olhos, que encaminha informações para o cérebro e o SCN recebe informações sobre a luz que entra.

Quando há menos luz, como à noite, o SCN diz ao cérebro para fazer mais melatonina para que você adormeça.

Quantas horas de sono o bebê precisa?

O sono da criança é fracionado: algumas horas na soneca durante o dia, e outras durante a noite.

  • No primeiro mês de vida, são necessárias 15h30 (8h30 durante a noite, e 7h de soneca durante o dia);
  • Aos 3 meses, 15h são suficientes (10h durante a noite, e 5h de soneca);
  • Com 6 meses, o bebê deve dormir 14h45 (11h durante a noite e 3h45 durante o dia);
  • Aos 9 meses, são 14h (11h durante a noite e 3h de soneca);
  • Com 12 meses, são primordiais 13h15 (11h15 durante a noite e 2h30 durante o dia);
  • A partir dos 18 meses, a criança passa a ter somente 1 soneca por dia (totalizando 13h30 de sono).

A “soneca” é realmente necessária para a criança?

O desenvolvimento físico e mental ocorre quando as crianças dormem – tanto a noite quanto durante o dia. Além disso, estudos científicos comprovam que as crianças que praticam as sonecas têm maior atenção do que as que não o fazem.

Quando as crianças descansam durante o dia, tendem a dormir mais e mais pacificamente à noite. O tempo de soneca varia de acordo com a idade: em um bebê de 1 mês de vida, por exemplo, o ideal são de 3 a 4 sonecas, diferente de um criança com 3 anos, que precisa somente de 1.

Não é para sempre!

As noites mal dormidas tratam-se de um período de adaptação, e com a formação de rotina isso se ajustará.

Até os 4 meses de idade, é comum que os papais percam o sono, pois a criança precisa de atenção noturna. Posteriormente os bebês começam a se alimentar em intervalos maiores de tempo, e após os 6 meses permitirá o descanso necessário para os pais.

Mamãe, melhore seu sono!

Nós da Mommy’s Angel estamos sempre aqui para te ajudar, e dessa vez não seria diferente! Separamos algumas dicas para que você aproveite a maternidade de um jeito alegre e leve, como deve ser.

  • Descanse assim que seu bebê cair no sono! Aproveite a chance para dormir ou somente relaxar e fazer algo que goste.Adeque seu ambiente de sono: deixe o local fresco, silencioso e escuro.
  • Desligue-se dos aparelhos eletrônicos! Leia um livro, escute música ou apenas tire uma soneca.
  • Tire um tempo para você. Enquanto a criança descansa, faça o que gosta para aumentar sua autoestima e confiança!
  • Peça ajuda a outras pessoas em que confie. Ninguém é de ferro e as mamães também precisam de descanso!

A Mommy’s Angel está aqui para te ajudar!

Às vezes uma ajudinha extra vai bem, né? Hoje em dia existem consultorias que têm como objetivo ajudar a família nessa nova fase, que é o caso da Mommy’s Angel Consultoria Materna: as profissionais identificam as dificuldades de cada bebê e assim elaboram um plano de sono e rotina personalizados, sempre orientando a família e todos os envolvidos no dia a dia da criança.

Como é realizada a consultoria?

A espera, a gestação e o nascimento de um filho são momentos mágicos e é exatamente por isso que a Mommy’s Angel oferece um atendimento diferenciado, atuando com qualidade e excelência dentro de uma abordagem multidisciplinar, desenvolvendo e estimulando o conceito de uma maternidade ativa e consciente.

A técnica é a do aprendizado pelo método da repetição, sem choro nem desmame forçado. Identificamos as dificuldades de cada bebê e assim elaboramos estrategicamente um plano de sono e rotina personalizados, sempre orientando a família e todos os envolvidos no dia a dia da criança.

A Consultoria é realizada de forma personalizada na sede da Mommy’s Angel Consultoria Materna (Rio de Janeiro), à domicílio (somente no RJ) ou via Skype para todas regiões do Brasil.

Qual é o objetivo disso tudo?

A Mommy’s Angel tem a finalidade de trabalhar com as famílias bem descansadas, e mostrar aos papais que essa linda etapa pode e deve ser vivida com tranquilidade!

A consultoria do sono tem o objetivo de capacitar os pais, oferecendo apoio e instrução para promover um ambiente de sono seguro e saudável para a melhoria da qualidade de vida não só da criança, mas de toda a família. Cada criança tem seu tratamento individual, respeitando seus limites e preferências.

Orientamos a família em um processo de mudança para a criação de hábitos melhores que ajudem no sono da criança, tudo de forma humanizada (sem técnicas de choro) e tranquila, sempre respeitando as necessidades particulares.

A consultoria do sono é para os recém-nascidos e crianças de até 6 anos de idade.

Sobre a Mommy’s Angel

Somos uma empresa que se destina aos cuidados humanizados de mães, bebês e suas famílias, que vai além do prático ato de cuidar. Temos o intuito de apresentar não só à mãe, e sim à nova família que se forma com o nascimento de um filho, uma maternidade leve e única, sem moldes.

Proporcionamos uma estrutura que conduz ao caminho da comunicação dos pais com seu bebê. A nossa concepção de maternidade ativa e consciente começa com a observação, respeito e a capacidade de comunicação com o seu filho. O bem estar da criança e da mamãe sempre em primeiro lugar!

Ei, mommy! Vale lembrar: um dia seu filho vai conseguir dormir a noite toda sem chorar, vai se tornar adolescente e você terá que acordá-lo. Pode até acabar sentindo saudades de segurá-lo às 3 da manhã, então aproveite essa fase com ajuda e tranquilidade!

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1 comentário

Ariadne 27 de fevereiro de 2020 at 17:01

Eu só fui conseguir fazer meu bebe dormir uma noite inteira apos os 3 meses!

http://bit.ly/tecnicasparaseubebedormiranoiteinteira

Eu fiz e aprovei, meu bebe dorme a noite inteira desde os 3 meses.

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