A amamentação deve ser um momento mágico, não só para o bebê!
Porém, sabemos que não é tão fácil para a maioria das mamães (80% a 96% das mulheres lactantes sofrem de algum problema na mama), principalmente quando o processo de amamentar se torna um sofrimento.
Fissuras nos mamilos, mastite e dor nas mamas são apenas algumas das queixas. Esses problemas podem resultar em um desmame precoce por falta de informação da mamãe, mas felizmente já tem seus dias contados graças a laserterapia!
No caso de alguns machucados, é possível tratar apenas com pomadas próprias ou apenas deixando a puérpera tomar sol, mas com o agravamento dos ferimentos é preciso recorrer ao laser.
Existe um número limitado de tratamentos efetivos para esses problemas, e a laserterapia tem se mostrado cada vez mais eficaz.
O que é o laser?
O laser é uma fonte de luz monocromática intensa e colimada, cuja emissão de radiação se faz pelo estímulo de campo externo, ou seja, da lesão especificamente, a fim de acelerar o processo de cicatrização tecidual de feridas.
Inúmeros estudos surgiram nas últimas décadas sobre o uso do laser na área da saúde. Os equipamentos de laserterapia de baixa intensidade (LBI) tiveram seus benefícios comprovados.
Profissionais de diversas áreas vivenciam na prática suas vantagens – como o reparo de diferentes tecidos. As melhoras podem ser percebidas desde a primeira sessão!
O que é a laserterapia?
A laserterapia é uma técnica terapêutica não invasiva que proporciona inúmeros efeitos positivos. Tem como função irradiar células e ativar alguns componentes, resultando em reações que podem alterar o metabolismo celular.
Pode ser utilizada para prevenir rachaduras nos mamilos caso seja realizada no pós parto. O laser auxilia a tratar corretamente o mamilo, aumentando a resistência da pele, e também tem como efeito secundário o estímulo na produção de leite.
Quais os benefícios da laserterapia?
Listamos alguns benefícios para que você, mamãe, entenda a eficiência do tratamento!
- Analgesia (redução de dor)
- Redução de edema (inchaço)
- Cicatrização
- Anti-inflamatório
- Bactericida
- Estimula a produção de colágeno
- Rejuvenescimento
- Prevenção e melhora do ingurgitamento mamário
- Melhora do sistema imunológico
- Prevenção de cicatriz
- Tratamento para mamilo invertido
Como a laserterapia pode ajudar na amamentação?
O tratamento reduz principalmente inflamação e dores, desobstrui os ductos mamários e cicatriza as feridas mais rápido, além de ser uma ótima ajuda nos casos de mamilo invertido (sim, hoje em dia é possível!).
A laserterapia é um grande aliado para a solução dos problemas, mas é necessário que haja um acompanhamento de um(a) consultor(a) em amamentação!
O laser é essencial em caso de danos nas mamas. Se, porventura, algum dos problemas não for tratado, outras complicações podem aparecer, como a entrada de bactérias que desenvolvem infecções (mastite puerperal e abscesso mamário).
As mamães podem realizar o procedimento sem medo, pois não prejudica o bebê durante a amamentação!
Como é feito o tratamento?
O procedimento é realizado na casa da paciente ou consultório. A aplicação do laser dura alguns minutos, é suave e indolor (além de não ser invasiva e não possuir efeitos colaterais). O efeito analgésico é imediato!
Ela é realizada diariamente ou com certa frequência até a remissão dos sintomas. De 2 a 3 vezes por semana, durante (em média) 3 semanas, a mama normalmente já está pronta para a amamentação sem desconforto.
Quem pode fazer?
- Mulheres que possuem mamilo invertido e pretendem engravidar ou já estão grávidas;
- Mamães no pós parto com fissuras, rachaduras ou outro tipo de dano;
- Mulheres que desejam a prevenção de cicatriz.
Porque é indicado um acompanhamento?
“Mamilos invertidos podem dificultar o início da amamentação enquanto mãe e bebê ainda estão se adaptando, mas não a impede necessariamente. Na pega correta, a criança mama boa parte do peito, e não só o bico do seio. O peito se estica na hora da mamada, e o mamilo fica lá no fundo da boca do bebê, quase na garganta. Para isso, é essencial o trabalho com uma especialista em amamentação”, diz CINTIA MATIELI, CEO e consultora materna internacional da Mommy’s Angel.
Após o tratamento, é necessário que o bebê faça pega correta para que não ocasione danos novamente, por isso é muito importante que exista um acompanhamento com especialistas no assunto.
Caso não seja um profissional capacitado, muitos problemas podem ocorrer: a dose certa e o tipo de laser são essenciais para um tratamento de sucesso (além do perigo de queimaduras ou ineficiência da laserterapia).
Onde posso agendar uma sessão de laserterapia?
A Mommy’s Angel Consultoria Materna é especializada no tratamento de Laserterapia. Você pode entrar em contato pelo site, sempre muito bem atendida!
Nós da Mommy’s, estamos te esperando de braços abertos!