Especial: o tempo de mamada dos bebês

Especial: o tempo de mamada dos bebês
Amamentação

O intervalo entre as mamadas, pelo menos nas primeiras semanas de vida, é variável, podendo ser de uma a quatro horas. Nessa fase, grande parte dos bebês mama de oito a 12 vezes ao dia.

O tempo de mamada dos bebês também não segue um padrão específico, pois cada bebê tem um jeito próprio e ritmo de se alimentar. Porém, é comum que no começo da amamentação, quando o hábito está sendo estabelecido, as mamadas durem mais tempo.

É importante saber que a duração da mamada não tem a ver com a quantidade de leite ingerido, já que a eficiência da sucção do bebê também é variável. Existem bebês mais vorazes e eficientes na sucção, e outros bebês que são mais lentos e dorminhocos.

E a medida que o tempo passa surgem diferentes comportamentos do mesmo bebê ao longo do dia, e essas distintas fases da amamentação se moldam de acordo com o crescimento da criança.

Diversos estudos comprovam que marcar no relógio o quanto o bebê já mamou é um erro. Esse tipo de comportamento confunde a mãe e prejudica a evolução do bebê durante o processo de aleitamento.

Existem dois quesitos que são muito importantes para o sucesso da amamentação: a pega correta e deixar o bebê mamar por livre demanda (até quando ele quiser), para atingir a etapa do leite mais gorduroso (leite posterior) que fortalece o organismo da criança, por ser mais calórico.

Preste atenção aos sinais mamãe!

Se a ‘pega’ não estiver correta, o bebê vai se cansar logo e não atingirá o final da mamada. Por isso, retire as distrações, como relógio do quarto do bebê ou seu relógio de pulso, para não criar o hábito de ficar olhando o tempo todo.

Comece a observar o seu comportamento e do bebê, pois é assim que você encontrará as respostas, como saber se ele chegou ao leite final e se é o momento certo para trocar de peito.

Você tem dúvida sobre sua amamentação?

Fale conosco em nosso canal de WhatsApp!
É muito prazeroso para nós poder ajudar!

Artigos Relacionados

O que é apojadura?

Mommy´s Angel

Desmame: quando é a hora certa?

Mommy´s Angel

Conheça alguns sinais indicativos de que a criança está mamando de forma adequada

Mommy´s Angel

Deixe um Comentário