Como é o desenvolvimento do bebê recém-nascido?

Como é o desenvolvimento do bebê recém-nascido?
Bebês

Você sabia que o seu bebê é mais forte do que imagina?

Embora tudo possa parecer difícil no começo, seu bebê é menos frágil e indefeso do que você pode achar. Em vários situações, o bebê é capaz e lhes ajudará a ser bons pais ao lhes sinalizar o que precisa.

Quais as principais necessidades do bebê?

Como é o desenvolvimento do bebê recém-nascido?Entre as principais necessidades do bebê podemos dizer que são: alimentação, sono e ser acalmado. Ele está percebendo o mundo em sua volta e conhecendo o lugar que atenderá às suas necessidades.

Assim como os adultos, os bebês têm temperamentos individuais. Alguns têm padrões de alimentação e de sono mais regulares do que outros, nesta etapa. Por isso, é melhor se adaptar ao ritmo do seu bebê.

O bebê ainda precisa mamar bastante e regularmente durante as 24 horas do dia. Compreensivelmente, os pais ficam cansados e se perguntando se terão algum momento para si próprios outra vez. Fiquem tranquilos – vocês terão. Mas, por hora, cedam às mudanças que seu bebê exige.

Alô papai e mamãe!

Lembrem-se que tudo é passageiro, por isso, usem o tempo cuidando e dando bastante atenção ao bebê.Também cuidem de si mesmos, para terem mais disposição e saúde.

  • Aproveite o momento para conversar com o seu bebê, quando ele estiver alerta. Seu bebê já conhece sua voz desde seu período no útero, então ouvir as vozes do seu pai e da sua mãe será reconfortante para ele.
  • Os recém-nascidos ainda não brincam, mas gostam de explorar o mundo com seus olhos, ouvidos e corpos.
  • Ele enxerga melhor de 20 a 25 centímetros a sua frente, ou praticamente a distância de seus braços ao seu rosto. Olhe para ele de perto quando segurá-lo, que observará enquanto você o aconchega nos braços, fala e canta para ele.
  • É melhor colocar seu bebê para dormir de bruços, evitar envolvê-lo com muitas cobertas e superaquecer seu quarto, e retirar todas as roupas de cama fofas do lugar onde ele dorme.

Lembre-se de evitar receber muita gente que não sejam ajudantes e não se preocupem com as tarefas da casa.

As três semanas

Em três semanas, você pode ter desenvolvido algum tipo de ritmo ou padrão de sono e alimentação, e se surpreenderá ao começar a antecipar o que seu bebê precisa.

Quanto ao seu bebê

  • Dorme de três a quatro horas sem interrupção. Se o bebê dormir mais do que isso, você deve acordá-lo para a alimentação.
  • Está alerta com mais frequência, talvez até mesmo ficando desperto por quase uma hora. Você perceberá que o bebê estuda seu rosto, te observa falar e se acalma quando ouve sua voz.
  • O bebê solta pequenos sons, para mostrar como fica empolgado quando você fala com ele. Estes pequenos ruídos são o começo da linguagem. Assegure-se de parar e responder ao bebê, com um pouco de conversa.
  • Está super agitado ao final do dia. Isso pode não parecer bom, mas é! À medida que o sistema nervoso de seu bebê amadurece, o mundo se torna mais interessante e seu bebê pode precisar descarregar toda esta empolgação.
  • Tem mais controle de sua cabeça. Ele não parecerá mais tão frágil quanto antes, mas ainda precisará de muito apoio quando você o segurar.
  • Tem mais força na parte superior de seu corpo. Ele agora poderá levantar sua cabeça quando você colocá-lo sobre sua barriga, mas ainda precisará dormir de costas.
  • Observa a mão dele se mover diante de seu rosto. Embora ele não tenha muito controle sobre suas mãos, terá controle muito bom sobre seus olhos e pode estudar os objetos ao seu redor.

2 meses

Seu bebê ainda lhe deixa às escuras, mas seus hábitos de dormir e comer estão ficando um pouco mais previsíveis. Embora ainda tenha crostas lácteas e outras condições comuns a recém-nascidos, ele se parecerá cada vez mais com um bebê modelo. O bebê sorrirá, terá muita “conversas” e se agitará com prazer ao ver você.

Você também perceberá que seu bebê

  • Fica mais calmo com o pai e a mãe do que com estranhos.
  • Estuda você e as demais pessoas com interesse intenso, especialmente antes e depois da alimentação.
  • Controla a cabeça dele um pouco melhor, enquanto você o segurar de forma imóvel.
  • Gosta de ficar no seu ombro ou de se sentar com seus antebraços apoiados.
  • Segura a própria cabeça e levanta seus braços quando estiver de bruços. Assegure-se de que o bebê fique bastante tempo de bruços quando estiver acordado, para manter sua cabeça e seus ombros firmes.
  • Responde para você com sorrisos.
  • Rola acidentalmente de bruços para ficar de costas.
  • Fortaleceu sua postura e mantém suas mãos abertas na maior parte do tempo.
  • Pega e segura as próprias mãos, por acidente e ao senti-las. Os brinquedos começarão a ser parte da sua vida!

A agitação e o choro tendem a aumentar mais para o fim do dia, o que pode ser estressante. Peça ao seu parceiro, ou a alguém que você confia, para te ajudar. Levar seu bebê em um canguru, mesmo quando ele não estiver agitado, pode reduzir a quantidade geral de choro.

Agora é hora de observar os olhos de seu bebê, para ver qual será a cor real deles. Seu bebê pode estar perceptivelmente mais gordo em dois meses, e pode até mesmo ter queixo duplo e dobrinhas nas coxas. Este é o sinal de um bebê saudável e bem alimentado. Está na hora do check-up dos dois meses, então se prepare para levá-lo ao pediatra.

Fonte:
https://www.pampers.com.br/recem-nascido/desenvolvimento/artigo/desenvolvimento-do-bebe-recemnascido

Artigos Relacionados

Como fazer o bebê dormir?

Mommy´s Angel

Fome, sede, manha, cólica ou dente?

Mommy´s Angel

Licença-maternidade em caso de bebês prematuros passa por mudanças

Mommy´s Angel

Deixe um Comentário