Com que idade o bebê pode começar a usar travesseiro?

Com que idade o bebê pode começar a usar travesseiro?
Bebês

Com que idade o bebê pode começar a usar travesseiro?

Travesseiro infantil: quais as recomendações dos pediatras e cuidados de higienização que devemos ter

Uma das principais dúvidas em nossos cursos de gestantes é saber qual a idade certa para a criança começar a usar travesseiro. Vale lembrar que seu uso, em menores de dois anos de idade, não é recomendado pela Academia Americana de Pediatria.

Foi visto que o uso do travesseiro aumenta o risco de morte súbita, então a orientação é que não se deve usar. “Isso porque o bebê pode se mexer durante o sono, podendo ficar preso entre o berço e o travesseiro, ou obstruir a passagem de ar nas narinas, provocando sufocamento, ao se virar”, explica Cíntia Matieli, fundadora da Mommy’s Angel Consultoria Materna.

O mais indicado é que a criança repouse em uma superfície firme, plana e macia, de modo que a colune fique bem acomodada. É somente a partir dos dois anos, ou conforme indicação do pediatra, que o bebê já pode ter seu travesseirinho.

Não há incômodo algum para o bebê dormir sem travesseiro!!  Nós, adultos, sentimos esse incômodo porque nossos ombros são mais largos que a nossa cabeça, já os bebês têm a cabeça mais larga que os ombrinhos, não precisando equilibrar essa diferença com um travesseiro.

Quando for comprar um travesseiro compre sempre um que seja firme e fino – quanto mais estreita for a espessura, menor a chance de acumular ácaros.  A higienização correta do travesseiro é fundamental para garantir a saúde dos bebês e, nos casos dos alérgicos, o cuidado deve ser redobrado para manter o objeto sempre livre de fungos e outros microrganismos nocivos à saúde.

Os pais devem se atentar à higienização do tecido e da fronha – que deve ser trocada regularmente. Para facilitar a secagem do travesseiro, após a lavagem, uma boa dica é optar por materiais porosos, com ventilação interna e secagem rápida.

Nem mesmo os travesseiros anti refluxo são recomendados, salvo sob orientação do pediatra, pois os riscos superam os benefícios.

Artigos Relacionados

Atenção mamães, fiquem atentas os cuidados que devemos ter com os bebês no carnaval

enfaisoldaborba

Rotina de sono de gêmeos ou trigêmeos

Mommy´s Angel

Outubro Rosa – Uma campanha em prol da vida

Mommy´s Angel

Deixe um Comentário