Atitudes imprescindíveis para estimular a produção de leite materno

Atitudes imprescindíveis para estimular a produção de leite materno
Amamentação Bebês Leite Materno

Produção do leite materno

Assim que seu leite desce, os seios começam a produzir mais leite, seguindo o processo de “oferta e procura”. Cada vez que é removido leite, seja pelo bebê ou por extração, seus seios produzem mais.

Por isso, dar mamadeira de fórmula pode reduzir sua produção de leite – seu corpo não recebe a mensagem para produzir mais, por não haver remoção de leite da mama.

A forma como seu bebê mama também afeta a produção, por isso, a pega correta é essencial. Quanto maior a frequência e a eficácia da amamentação, mais leite você produz. Se o bebê não ingerir leite suficiente durante a mamada, é essencial extrair regularmente para proteger sua produção. Siga os conselhos abaixo.

Atitudes imprescindíveis para estimular a produção de leite maternoAmamente sempre

Não há nada melhor para manter a fabricação do leite materno ativa do que a própria sucção que o bebê faz enquanto mama. É esse movimento que garante a continuidade de todo o processo.

Mas é necessário ter alguns cuidados: além de evitar uma pega inadequada do bebê, é importante não deixar acumular leite nos seios. Isso pode causar problemas sérios, como a mastite (uma inflamação das mamas). A orientação é começar a amamentação com uma mama e, quando esvaziá-la, passar para a outra. A próxima mamada deve ser iniciada pelo seio que terminou a anterior.

Tente relaxar

O nervosismo é um grande inimigo da amamentação, assim como o cansaço e a ansiedade. Por isso, procure descansar e se manter calma durante o período da lactação. Qualquer nível de estresse atua nos hormônios que produzem o leite materno, podendo causar um desequilíbrio entre eles.

Atitudes imprescindíveis para estimular a produção de leite maternoMantenha-se hidratada

A água é a principal matéria-prima para a produção do leite materno. A recomendação é beber de 2 a 3 litros por dia. Sucos de frutas naturais (e sem açúcar!) também podem ajudar nesse processo. Só não abuse de líquidos cheios de cafeína, como os chás preto, verde e mate. “Em grandes quantidades, eles podem deixar a mãe anêmica.

Durma bem

Ter um sono adequado e de boa qualidade também é fundamental para garantir que o leite materno continue a ser produzido. Isso é importante para que os hormônios da lactação possam agir naturalmente.

Use roupas leves

Vestir blusas ou sutiãs muito apertados não é recomendado. A compressão muito grande das mamas pode fazer com que diminua a produção do leite. Por isso, dê preferência para roupas mais confortáveis e lingeries próprias para mulheres que estão amamentando.

Dica da Mommy’s Angel

Mommy, se você estiver passando por algum problema para amamentar, não hesite em nos procurar, pois somos especialistas em amamentação e já atendemos centenas de mães. Por isso, sabemos muito bem como salvar uma mãe desesperada por não conseguir estar amamentando adequadamente o seu bebê.
Não sofra sozinha, nos procure, antes que seja tarde demais!

Estamos à disposição para lhe atender online!

Fontes:
https://bebe.abril.com.br/amamentacao/leite-materno-infografico-mostra-como-ele-e-produzido/
https://www.medela.com.br/amamentacao/jornada-da-mae/baixa-producao-de-leite-materno

Artigos Relacionados

Consultora materna explica como cuidar do seu bebê no carnaval

Mommy´s Angel

Bebês arco-íris, porque são chamados assim?

Mommy´s Angel

O sono da mamãe e do bebê

Mommy´s Angel

Deixe um Comentário