Que a amamentação é muito importante para o desenvolvimento do bebê todos sabem, mas você sabia que o aleitamento materno também tem um papel fundamental na saúde da mãe, protegendo-a a curto e longo prazo?
O processo de amamentação não é apenas uma forma de aproximar ainda mais as mães e seus bebês ou oferecer proteção às crianças. Ele também é muito relevante para a recuperação da saúde física e mental das mamães.
Após o parto existe o risco de as mães sofrerem sangramentos, ter anemia e até desenvolver problemas emocionais devido às alterações bruscas que acontecem fisicamente com elas. Mas com a amamentação é possível ter o aumento de hormônios como ocitocina e prolactina, que podem reduzir os riscos de a mulher ter hemorragia e estimulam a sensação de paz e carinho.
Confira uma lista com as vantagens do aleitamento materno para mamãe:
Reduz o risco de desenvolver depressão pós-parto
Durante a amamentação acontece o equilíbrio hormonal no organismo das mulheres e inclusive o desenvolvimento de hormônios como o ocitocina e prolactina, que são conhecidos por proporcionar a sensação de bem-estar, além do sentimento de amor e apego da mãe e o filho. Consequentemente isso influencia da saúde mental, evitando o desenvolvimento da depressão.
Ajuda a evitar o câncer de mama e de ovário
Segundo estudos realizados em todo o mundo, o aleitamento materno tem a capacidade de reduzir os riscos de a mulher ter câncer de mama e ovário. Eles afirmam que devido o retardamento da ovulação durante os períodos de amamentação e a diminuição do nível dos hormônios no corpo reduzem esse risco, já que ambos estão associados ao desenvolvimento da doença.
Reduz as hemorragias pós-parto e o risco de anemia
Ao amamentar o seu bebê, o corpo começa a produzir um hormônio que é chamado de ocitocina. Esse hormônio é responsável por estimular o útero voltar a ter o seu tamanho normal rapidamente e com isso pode diminuir o sangramento pós-parto, que reduz o risco de sofrer uma hemorragia. Esse hormônio também evita a anemia que é muito comum entre as mulheres.
Ajuda a perder o peso adquirido durante a gravidez
Ao sair do parto é comum as mulheres diminuírem sua silhueta justamente porque o bebê nasceu e a placenta saiu, porém ela ainda mantém parte do peso ganho na gravidez. Com a amamentação é possível aumentar a perda de peso pois ela consome 800 calorias por dia e o consumo intenso de água para produzir mais leite vai reduzir a retenção de líquido e claro, o inchaço.
Estimula o vínculo entre a mãe e seu bebê
A amamentação é um momento apenas da mãe e o filho. Naquele instante a mãe foca em alimentar o seu bebê proporcionando um desenvolvimento saudável. Nesse processo acontece um contato direto entre a mãe e o bebê pela pele e olhar, que consequentemente os aproxima cada vez mais. Com isso, é algo natural ambos criarem um forte vínculo e o amor incondicional.
Aumenta a sua autoconfiança como mãe
Infelizmente nem todas as mulheres conseguem amamentar por um longo período os seus bebês, seja por questões biológicas ou pela dificuldade em realizar o processo. Esse é um assunto muito delicado e quando isso ocorre é comum a mulher perder a sua confiança. Então amamentar é capaz de ter vários efeitos nas mulheres, como o aumento da confiança e autoestima.
Definitivamente existem vantagens do aleitamento materno para mamãe e também para o seu bebê. A amamentação reduz ao extremo os riscos de ambos sofrerem com o desenvolvimento de doenças prejudiciais para sua saúde, além de criar um forte vínculo entre eles durante a amamentação.